domingo, agosto 24, 2008

CAI...TANO



(Caetano e a sua evolução calvina.. ou calviciesca.. ou carequista...no fundo um homem feito de testosterona)

Cáitano - era o nome mais ouvido na rádio dos anos 90, quando se relatava um jogo em que este lateral esquerdo participava. Uma bela maneira de pronunciar o nome do lateral esquerdo que pontificou no futebol português.
Caitano, Cãitano, Queitano... tanta maneira diferente de se dizer o nome.. por isso fomos à nossa investigação jornalística da semana.

Do que conseguimos apurar sobre a origem de nomes, aqui temos sobre "Caetano":

"Do latim “Caietanus”, define os habitantes ou naturais de Caieta, em Itália." Ora, nada mais falso, porque o puro Caetano nasceu em Vila da Feira, Portugal.
"O encanto, a delicadeza e o espírito poético definem este sonhador." Como se vê na imagem de Caetano no Boavista, é muita a delicadeza.. de facto os laterais esquerdos têm muito de delicados. Aquele pé, dominando a bola, não parece um pé de um jogador de futebol. Algo ali é diferente.. é um toque sublime, é como um Ouattara no meio dos leões da selva Costa Marfinense.
De facto o espírito poético fez Caetano andar por clubes românticos, suaves... já que andou nos 3 grandes ...abaixo dos 3 grandes! Belenenses, Guimarães e Boavista. Era a vertente sonhadora de Caietanus...

"É senhor de uma espontaneidade quase infantil e revela-se muitas vezes inconformista"
De facto uma figura juvenil, quase diria infantil... com o seu 1m40. Um lateral português, bem português, bem baixo, alguma técnica, umas bolas paradas bem marcadas (algo que não é estranho, porque os laterais esquerdos em Portugal costumam dar marcadores de bolas paradas. Senão vejamos: Fernando Mendes, Rui Jorge, Pedro Henriques, Rogério Matias, Antunes e .... CAIETANUS. Todos eles passaram por essa responsabilidade só ao alcance de Robertos Carlos desta vida.

"Apesar de intuitivo e impulsivo, tem tendência para alguma instabilidade emocional"
Jogador que passe no Boavista e que se preze, é impulsivo e tem tendência para alguma instabilidade emocional. Isso é claro como a água.
Também é claro como a água que jogador que passe num clube com Jesus na baliza, Pedro Barbosa e Paulo Bento no meio campo e N'Dinga a municiar o ataque fica claramente com instabilidade emocional. Quanto mais não seja porque Paulo Bento não devia ser de modas quando o Caetano lhe passava a bola: "Cae.. Cae..Caetano. Passa a bola .. a bola.. devagar e com jeito... e com jeito.. com tranquilidade Caetano"

Essa instabilidade emocional deu concerteza a Caetano esta calvície durante a sua carreira. Pode-se ver na evolução cronológica postada acima.
Caetano é agora treinador do Esmoriz após ter treinado o Feirense, o Académico de Viseu e os juniores do Boavistão. Espera-se que Caetano se junte rapidamente à galeria dos notáveis treinadores da I Liga, com passado futeboleiro ao nível do melhor que o nosso país fabrica.. ao nível de Jorges Jesuses, Josés Motas, Paulos Bentos e mesmo os recentes Paulos Sérgios e Jorges Costas.
Obrigado Caetano !!!

12 comentários:

A Bola Indígena disse...

Amigos,é caso pra dizer: Kum Ca(e)tano !!

Anónimo disse...

ou "Cum Cattaneo!"
Este senhor do balón já merecia efectivamente um post a assinalar a sua calvície despudorada.

Anónimo disse...

Então e o Nuno Valente?? e o AREIAS??

Rogério Matias sem Areias é como falar do Areias sem cantar a música do "areias é um camelo, tenm duas bossas e muito pêlo..."

(não resisti a trautear alto e bom som e alegremente enquanto escrevia)

Quanto ao Caetano, este é um daqueles que me traz tanta saudade.

Caetano, Zoran Ban, Bertolazzi, Bóbó, Timofte, Martelinho, Abazaj, tudo o que de bom o Boavista tem para nos dar...

Saudoso abraço para ti catano, quer dizer, Caetano!

Ivo

Rodrigues disse...

Alfredo ou Tó Luís entre os postes, Jaime Alves na direita, Nogueira no meio e Caetano na esquerda. Eram belos os tempos do 3-5-2 de Manuel José no Bessa. Acima desta linha defensiva, Bobó, o eterno nº7 de xadrez, qual cereja a adocicar a têmpera impulsiva dos companheiros com a sua costumeira pujança guineense.

Impressionante a evolução Caetaniana, agora parece um intelectual da bola e tudo. Já deve ser conhecido por António Caetano ou qualquer coisa do género, não?

De facto, tardava a sua recordação. Acabou por não escapar, malgrado a sua Dominguezca estatura. Antes tarde que nunca.

Anónimo disse...

Pois é, também me parece que o Caetano agora já deve ser o Caetano Alves, ou o Caetano Barros, e já deve começar todas as frases por "derivado de" ou "nomeadamente ao nível de"...

Caeteno, amigo, se me estás a ouvir, peço-te que não te deixes corromper Caetano, não deixes que levem o cromo que há em ti!!

Pensa em todos os cromos que irias defraudar! Pensa no Marlon Brandão!

Conto contigo Caetano, e o Rodrigues também conta contigo de certeza!(o Fitzx já não sei, talvez seja melhor perguntares-lhe...)

Ivo

Anónimo disse...

Não sei...tanto eu como o Pedro somos fãs da adopção do "Síndroma de Bi-Nome de Adjunto", como já relatámos num post. Parece-me uma forma de um cromo mostrar que atingiu a maioridade.

"BRITO??Quem é esse?!?!Meu nome é BALTEMAR Brito, e ai de quem diga o contrário."

Os temos de folia já foram, que o diga o António André.

Gino Magnacio disse...

Mas afinal quem e o gajo da ultima foto? o roupeiro?

PS: Sera que como ja nao ha mais bigodes, as calvicies ganharam mais notoriedade? Se assim e falta aqui um post ao Nunes.

Quanto ao Dominguez so me lembro do Penteado que trouxe de Inglaterra e que se tornou faxion junto da geracao de ouro

Anónimo disse...

Pois, por isso mesmo é que disse ao Caetano para falar contigo Fitzx. Já falou?

Eu pessoalmente prefiro os cromos tal como eles são!

Um dia destes ainda ouvimos falar do Óscar Bandeirinha ou do Orlando Semedo, e aí os cromos que eles são não nos veem logo à cabeça...

Tipo isto:

-Lembras-te do Dinis Resende?

-Claro que sim, foi Presidente da República não foi?

-Não pá, era o central barbudo, guedelhudo com pinta de bicho que jogou do Beira-Mar!!


É isto que eu não quero que aconteça...

Dinis será sempre Dinis, tal como Caetano será sempre Caetano!

Abraço

Ivo

Anónimo disse...

Último jogo da temporada, Salgueiros-Beira Mar.

O Beira Mar jogava a manutenção com os ouvidos em Alverca do Ribatejo, onde o clube local estrebuchava também por manter a cabecita acima da linha de água.

O jogo ficou 4-4 e o Beira Mar desceu; numa das fases do jogo em que o Beira Mar estava virtualmente despromovido, a bola sai pela linha lateral e aloja-se por detrás de um painel de publicidade, bem presa entre as hastes que serviam de suporte a esse mesmo painel. Os tempos em que haviam várias bolas à volta do relvado ainda não tinham chegado a Vidal Pinheiro.

Caetano, sempre voluntarioso, corre para fazer o lançamento e debruça-se sobre o painel de publicidade, a meia dúzia de metros de mim, tentando tirar dali a bola. Depois de uns 10 ou 15 segundos de frustradas tentativas, Caetano grita, furioso: "caralho, p'ra puta da bola!". Um igualmente voluntarioso apanha-bolas finalmente se decide a ir em seu auxílio, libertando a bola e dando-a em mão ao Caetano, que rapidamente fez um lançamento de linha lateral de grande qualidade.

E pronto, é esta a recordação mais bonita que tenho do saudoso Caetano.

ass: Gajo que disse que ia enviar uma foto do Caio Júnior todo torto e que nunca mais a enviou

Anónimo disse...

Curiosamente, a mais bela recordação que tenho do também lateral esquerdo (ou direito, conforme) careca Bandeirinha é de um lançamento lateral.

A estória não é grande coisa, foi simplesmente a primeira vez que pus os olhos em cima do homem.

Vivia uma daquelas saudosas e solarengas tardes de domingo, o Porto jogava no Mário Duarte. Eis que chego a casa de um amigo, e quando entro na sala, reparo que a TV está ligada no desafio.
A primeira coisa que vejo é a fronha do Bandeirinha em grande plano, com o queixo para fora, calculando a trajectória daquele que certamente iria ser um grande lançamento lateral. Lembro-me de pensar "que gajo feio. dass."

@ Ivo: o Caetano ligou-me, mas como era uma chamada a pagar no destinatário, rejeitei. Tivesse ele guardado bem o dinheirinho que amealhou durante a carreira em vez de investir em camisas de flanela na Suazilândia, e escusava de andar a pedinchar. Assim não.

Anónimo disse...

Esse gajo é sempre a mesma coisa!!

Ainda anteontem lhe disse: - Oh Caetano, tu vê lá isso. É que andar sempre a pagar os teus couratos não dá!!

E foi aí que ele me disse que, de facto, as camisas da Suazilândia lhe tinham rebentado com as finanças.

A flanela é cara e com o calor não se vende lá muito bem.

Tivesse feito como o Peu, que dizem que se safa muito bem com a barraca de torresmos e tinto na feira do oculto em Vilar de Perdizes!!

(Dizem que também faz umas leituras de sina nas gordura que fica na frigideira! o Peu sempre teve olho para o negócio...)

Não lhe ligues de volta Fitzx, senão nunca mais te larga!!

Ivo

Anónimo disse...

epá, a última foto é hilariantemente deprimente.
:D o homem está clinicamente deprimido.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...